Manaus/AM -

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Símbolo, Discóbolo de Mirón ??????

Discóbolo (Lançador de discos) é uma famosa estátua do escultor grego Míron - produzida em torno de 455 a.C - que representa um atleta momentos antes de lançar um disco.

Míron representa o corpo em seu momento de máxima tensão; esse esforço, porém, não é refletido na face do atleta. Outras características da escultura são a harmonia, o balanceamento e a simetria das proporções corporais. Assim como tantas outras obras gregas, perdeu-se o original feito de bronze e restaram apenas cópias romanas.

Uma das réplicas mais completas da estátua foi comprada pela Alemanha Nazista, em 1938, pelo valor de cinco milhões de liras. Seu lugar já estava reservado em Berlim, todavia, Adolf Hitler decidiu enviá-la para a Gliptoteca de Munique - cidade "capital do movimento [nazista]" - e assim exibi-la no "Dia da Arte Alemã" (9 de julho de 1938) como um "presente do Führer". No pós-guerra (1948) as autoridades norte-americanas ordenaram a devolução da estátua e das várias obras de arte compradas da Itália durante o fascismo.

Bibliografia
Wünsche, Raimund. Glyptothek, Munich: Masterpieces of Greek and Roman Sculpture. C.H.Beck, 2007. 219 p. ISBN 3-406-56508-5, ISBN 978-3-406-56508-3

Imagem: http://www.confef.org.br/imagens/discobolo.gif

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...