Manaus/AM -

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Orelha Couve-Flor


Tem jeito???

Para os praticantes de arte marciais e lutadores é comum ouvir a expressão orelha de couve-flor ou orelha estourada. A orelha do lutador recebe diversos tipos de atrito e sofre alguns esmagamentos no decorrer dos treinos e principalmente nas lutas em campeonatos, seja contra o chão, seja contra o braço do adversário ou em fricção contra o quimono. A orelha deforma adquirindo um formato semelhante ao de uma couve-flor. As contusões nas orelhas geram hematomas entre a cartilagem e a pele que a cobre e a protege, o sangue do hematoma que ali fica, separa uma da outra (pele de cartilagem) resultando na desfiguração da mesma.
Em relação à proteção a integridade física do atleta que quer participar desse tipo de modalidade esportiva, hoje em dia, existe no mercado, protetores acolchoados especiais para evitar danos às orelhas, contudo, orelha estourada ou de couve-flor tornou-se uma marca registrada dos lutadores, a ponto de alguns praticantes usarem alicates para acelerar o processo de deformação.
Instalado o hematoma a única maneira de corrigir a lesão é drenar o sangue e colar a cartilagem à membrana que a protege, se isso não for feito imediatamente, só restará à cirurgia plástica e, mesmo assim, dificilmente a orelha recuperará seu formato original. Muitas técnicas erradas são usadas nas próprias academias para drenar a orelha, como o uso excessivo do gelo para gerar a dormência e depois o uso da seringa a fim de drenar a mesma. Apesar de eficaz na maioria das vezes, essas práticas não são recomendáveis, já que, a orelha é bastante delicada e necessita de um profissional especialista.
O problema não é apenas estético, no inicio da lesão é bastante doloroso, além do que, e deixa a região vulnerável a infecções sem mencionar o fato de que quase que fecha o orifício auditivo mais o atleta perde audição?? pesquisa feita em atletas mostra que.....

Abaixo um lutador mostrando como tirar o sangue de orelha estourada pelo Jiu-Jitsu.



Fonte: Site pronto pra guerra http://prontopraguerra.blogspot.com/2009/12/orelha-de-couve-flor-diminui-audicao.html/
Site Super Interessante
http://super.abril.com.br/superarquivo/2002/conteudo_120080.shtml

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...