Manaus/AM -

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O significado da expressão OSS



OSS (cuja a transcrição exacta do japonês é OSU) é uma expressão fonética formada por dois caracteres. O primeiro carácter "osu" significa literalmente "pressionar", e determina a pronúncia de todo o termo. O segundo carácter "shinobu" significa literalmente "suportar".
A expressão OSS foi criada na Escola Naval Japonesa, e é usada universalmente para expressões do dia-a-dia como "sim", "por favor", "obrigado", "entendi", "desculpe-me", para cumprimentar alguém, etc., bem como no mundo das artes marciais para quase qualquer situação onde uma resposta seja requerida. Para o praticante de Jiu-jitsu, OSS é a palavra mais importante.
A palavra OSS implica em pressionar a si mesmo ao limite de sua capacidade e suportar. OSS significa, de uma maneira mais simples, "perseverança sob pressão". É uma palavra que por si só resume a filosofia do Jiu-jitsu. Um bom praticante de Jiu-Jitsu é aquele que cultiva o "espírito de OSS".
OSS não deve ser dito de forma relaxada, usando apenas a garganta, mas, como tudo no Jiu-Jitsu, deve ser pronunciado usando o "hara" (tanden). Pronunciado durante o cumprimento, OSS expressa respeito, simpatia e confiança no colega. OSS também diz ao Sensei que as suas explicações foram compreendidas, e que o estudante irá fazer o melhor para seguí-las.

Um comentário:

Unknown disse...

Acompanhei um treino e achei muito interessante esta 'arte', pena eu não poder treinar :( tudo de bom aí ;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...