Manaus/AM -

quinta-feira, 15 de julho de 2010

A meditação ajuda a aumentar a atenção

Há muito se discute os benefícios da meditação para a saúde. Quem é adepto afirma que a prática melhora a concentração, a atenção e até o humor. Alguns médicos, inclusive, indicam a meditação para pessoas que sofrem de depressão, já que um dos efeitos da doença é justamente a perda de concentração.

Várias pesquisas já comprovaram alguns desses benefícios e o mais novo estudo vem da Universidade da Califórnia, EUA. Pesquisadores avaliaram o quanto a meditação budista pode melhorar, além da capacidade de atenção, a concentração de uma pessoa por muito tempo em uma única tarefa e a facilidade dela em distinguir pequenas diferenças entre aquilo que vê.

  Este está sendo considerado o mais completo estudo sobre o tema, já que foram utilizados métodos elaborados a partir da biologia molecular, da neurociência e da antropologia. Foram selecionados 60 voluntários, separados em dois grupos de 30. Um deles passou três meses em um retiro no Colorado sendo submetido a vários testes, o outro serviu como controle.


Após esse período, foi constatado um aumento significativo na atenção, na concentração e na percepção, benefícios mantidos por cinco meses depois da experiência no retiro. O próximo passo é analisar, entre esses mesmos voluntários, se é possível controlar as emoções e o bem-estar em geral.
 
fonte: Blog mulher 2.0

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...